O teste mais simples de se fazer é logo ao acordar de manhã, ir direto ao hidrômetro e verificar se ele está rodando. Lembre-se de verificar se todas as torneiras e chuveiros estão fechados e não há utilização de água na sua residência. Se o hidrômetro estiver rodando é porque há vazamento de água.

Para se fazer um teste mais completo, verifique os passos abaixo:


SISTEMA HIDRÁULICO COMUM DE RESIDÊNCIAS: 1º e 2º SETOR

O sistema hidráulico de um imóvel pode ser dividido em 2 setores:

  • 1º setor: todo conjunto de água que é abastecido com a pressão da rua.
  • 2º setor: todas as transações que são abastecidas com a pressão da caixa d’ água.

 

Para identificar se há um vazamento em sua casa, você pode primeiramente testar o 1º setor da casa, para isso:

  • Feche o registro de entrada da caixa d’água, ou se não houver o registro de entrada de caixa, facha com que a caixa d’água pare de encher.
  • Vá até o hidrómetro e verifique se ele está girando. Se sim, há vazamento

Caso o hidrômetro não esteja girando, anote o número e espere uma hora e veja se a leitura permanece a mesma. Caso permaneça, não há vazamento do primeiro setor da residência.

Agora vamos para o 2º setor da residência. Espere a caixa d’água encher completamente e feche o registro de entrada da caixa d’água, ou caso não haja, tranque a boia da caixa d’água. Você também pode fechar o registro do cavalete, mas veja se ele está 100% fechado e não está mais abastecendo a residência.

Após isso, marque o nível de água da caixa d’água. Não utilize nenhum ponto de água por uma hora. Então, veja como está o nível da caixa d’água. Se baixou, há vazamento.


  Solicite um contato mediato.